sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Então é Natal.....



Então é Natal.... E como não é segredo para ninguém, eu NÃO GOSTO de NATAL!!! E Não, eu nunca tive um trauma de natal ( Aliás, graças a Deus ainda faço parte da geração dos não traumatizáveis)... Todas as minhas lembranças de natal na infância são perfeitas, muitos passeis no subúrbio do Rio de Janeiro com toda a alegria que a zona norte carioca tinha nos anos 70 e 80, outros tantos a festança era na casa da mamãe em Brasília, com toda a família materna reunida e mais os agregados, amigos queridos que sem família em Brasília sempre adotaram  as festas de Natal da mamãe como suas...
 No Rio a rua era fechada e lá pelas tantas  Papai Noel, chegava de caminhão com os presentes de todas as crianças da rua... E Não, eu Nunca me questionei porque ele vinha de caminhão e não de treno, nem porque meu tio festeiro, brincalhão e goooooordoooo sempre sumia minutos antes da chegada do Bom Velhinho. A comilança devia ser grande, mas juro que não lembro, estávamos ocupados demais brincando coletivamente na rua com nossos presentes natalinos.
Em Brasília, a festança sempre ficou a cargo da mamãe. Esta sim ‘nataleira’ de mão cheia, daquelas que começam a pensar na festa de natal 25 segundo após a virada do Ano Novo, nos 24 segundos anteriores ela está ocupada agarrando e amassando tudoque é filho, neto, marido, cachorro, papagaio e agregado e chorando igual uma besta.  E a farra nunca era pequena, e apesar de papai Noel tornar a árvore sempre gorda e brilhante, afinal todo mundo que não tem família em Brasília e que é amigo da prima, do vizinho, do colega de tralho do irmão do cunhado, acaba passando a noite lá em casa, o que me marca nos Natais Brasilienses é a comilança, Vó Bolinha fazendo rabanadas e Vó Zilda invariavelmente roubando as primeiras ainda na tarde do dia 24. O Tender do meu Padrinho que esperávamos o ano inteiro para comer e que ano passado ele resolveu virar Gourmet e mudar a receita por uma chiquetossa e arrasou com nossas esperanças natalinas e todo  o resto que certamente daria conta de alimentar a população da Romênia por cerca de 23 dias e meio...
TBM não odeio natal por razões sociofilosoficas, lógico que detesto saber que no meu País ainda existem pessoas que vivem na mais absoluta miséria, mas quer saber?  Pode me odiar a vontade, mas não tenho absolutamente NADA contra o capitalismo, todos trabalhamos incansavelmente, estudamos para caramba, ralamos o ano inteiro, creio que temos o direito sim de ter uma arvore e uma mesa farta na noite de natal. E NÃO, não tenho a mínima pretensão de consertar o mundo...
Então por que eu Odeio Natal? Pode ser por pura frescura, ou pelo fato de odiar fazer compras e gezuis, como temos compras para fazer para este tal de natal!!! Ou talvez porque sou idêntica ao chato, irritante e velho babão e bobão do meu pai e herdei o odeio dele por natal ( que ele tbm não sabe explicar) geneticamente ou por pura osmose... Sei Lá!!!! Nunca disse que eu tinha a resposta... Só sei que sim eu odeio o natal, mas prometo que por mais que ele me irrite serei uma boa menina e não sequestrarei as renas (nem a bateria do caminhão), quem sabe assim ele continue sendo um bom velhinho para mim e não me traga de presente o Box do Jorge Amado com os 4 livros  das ‘mulheres de Jorge’: Dona Flor, Gabriela, Tereza Batista e Tieta?


5 comentários:

  1. Aimmmm, que rico presente, hein, guria?!

    Também tenho lembranças ótimas de natal e ano novo e tem fases em que tenho bode disso, outras fases em que adoro. Mas uma coisa que resolvi esse ano é que NÃO VOU FICAR DE BICO porque meus pais e irmão adorados não querem nos acompanhar e preferem fazer tudo do mesmo jeito de sempre e até de uma forma meio esquisita pro meu gosto.

    Cansei de insistir e me sentir culpada por eles não estarem no mesmo clima ou por estar com eles e ficar no mesmo clima de "vamos dormir cedo, nada mudou" ou ficar assistindo tudo pela TV...

    Meu irmão, pelo menos, fala em ir pra Usina do Gasômetro - sei que tu conheces - curtir no meio da galera, o que é um bom sinal.

    Esse ano foi de muita luta e eu quero mais é comemorar que estou numa fase interna diferente de outros anos. Que continuo batalhando pra voltar a estudar, fazendo seleção e que, mesmo sem ter grandes férias talvez, eu tenho projetos.

    E é isso que eu desejo pra ti, minha linda... Que no ano que vem tu tenhas um emprego que te realize, sem o chefe voduzando! Que Papai Noel traga sempre saúde pros teus pequenos e muito axé pra ti e pro maridão.

    Tua amizade é uma das grandes conquistas desse ano, então posso dizer que me sinto presenteada.

    Beijoooo!!!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  2. Tu né boba não neah??? Sabe pedir !!!

    Bom ,eu gosto do natal ,mas também conheço muita gente que não gosta e também não tem explicação; Beta,estando com saúde,paz,nossas crias e todos os nossos amores por perto e felizes, é o que realmente importa...Agora ,um bom prato de rabanadas e um copão de coca gelada dá pra sorrir pro bom velhinho né????kkk
    bjos sua linda

    ResponderExcluir
  3. Beta, eu não gosto nem desgosto...p/ mim é uma data que tenho que passar por ela e só! Confesso que gosto mais dos preparativos que a data trás do que da data propriamente dita. Arrumar a árvore, enfeitar a casa, colocar pisca pisca na varanda...adoro isso, mas o natal mesmo....passa batido.

    ResponderExcluir
  4. E cada um no seu quadrado... nem por isso vou te apedrejar, excluir, martirizar... eu gosto, mas não morro de amores... devido a tudo que o Natal virou, tbém tenho lembranças maravilhosas de natal qdo criança, como tbém tenho memórias nem tão boas...
    Só acho que virou meio q uma festa sem sentindo para algumas pessoas, só beber, comer, gastar, comprar, ter...
    Continuo te amando...rsrsrsrsrsrsrs...
    Feliz Natal pra vc...

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKK
    não curto o natal, sempre achei uma data chatinha. e hoje 'crescida' mais ainda.

    o povo me critica pq o Gui ainda nao conhece o papai noel... caguei rá hehehehehe

    não gosto e pronto, ora eu nao tenho que ser igual a todo mundo. aliás, eu adoro ser a do contra. hehehehe esse negócio que ah, todo mundo gosta vc tbm tem que gostar, só de birra eu não gosto.

    pronto.

    beijokas

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...